Дървен материал от www.emsien3.com

The best bookmaker bet365

The best bookmaker bet365

Menu
  1. Obras
  2. Saúde
  3. Social
  4. Educação
Capanema recebe Sinalização Horizontal nas Ruas

Capanema recebe Sina…

      A Praça Magalhães Barata está recebendo a...

Prefeitura Municipal de Capanema garante dias melhores para as mães do município.

Prefeitura Municipal…

O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais ...

PMC continua asfaltando e realizando Operação Tapa Buracos.

PMC continua asfalta…

Em toda sua história, a cidade de Capanema nunca v...

Operação tapa buracos e obras de asfaltamento não param em Capanema

Operação tapa buraco…

 Máquinas da Secretaria Municipal de Obras não par...

Meninos e meninas deverão ser vacinados contra o HPV

Meninos e meninas de…

Campanha começa no dia 2 de janeiro, para crianças...

Profissionais de saúde passam por capacitação

Profissionais de saú…

Aconteceu na manhã desta terça (10), uma capacitaç...

Enfermeiros de Capanema realizam ação na rua

Enfermeiros de Capan…

Foi realizada nesta quarta (21), uma ação de rua n...

Mirasselvas sedia Dia “D” da Campanha de vacinação contra a gripe

Mirasselvas sedia Di…

Iniciada desde o dia 22 de abril com encerramento ...

Membros do Conselho Municipal do Idoso tomam posse.

Membros do Conselho …

Tomou posse na manhã dessa quinta-feira, 3, o grup...

CRAS Areia Branca promove festa em comemoração ao Dia das Mães

CRAS Areia Branca pr…

A Secretaria Municipal de Assistência Social reali...

SEMAS realiza Caminhada Contra Exploração Infanto-Juvenil

SEMAS realiza Caminh…

 O Centro de Referência Especializado de Assistênc...

Prefeito Eslon Martins faz entrega de equipagem para o Conselho Tutelar.

Prefeito Eslon Marti…

A Prefeitura Municipal de Capanema por meio da Sec...

Entrega de equipamentos e uniformes USF Almir Gabriel

Entrega de equipamen…

Na manhã desta quarta-feira, 23, a Secretária Muni...

2ª Caminhada da UFPA Capanema realizada

2ª Caminhada da UFPA…

Na manhã do sábado, dia 5, foi realizada a 2ª Cami...

Escola Maria Natividade comemora dia do Pedagogo

Escola Maria Nativid…

Hoje (20), comemora-se em todo o país o dia do Ped...

Escola Maria Natividade realiza Festa do Dia das Mães

Escola Maria Nativid…

 Ainda em comemoração ao dia das mães, a Escola Mu...

Meninos e meninas deverão ser vacinados contra o HPV

Campanha começa no dia 2 de janeiro, para crianças na faixa de 9 a 14 anos

 

No próximo mês, começa a campanha de vacinação do Governo Federal contra o HPV (papiloma vírus humano). Além das meninas, a vacinação vai atender os meninos, também de 9 a 14 anos, incluídos no Calendário Vacinal a partir de 2017. Em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a vacinação contra o vírus HPV para meninos estará disponível a partir do dia 2 de janeiro em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacina, das 8h às 17h. A meta ainda está sendo avaliada pela Secretaria. Já para meninas, em 2016, no período de janeiro a setembro, foram aplicadas mais de 16 mil doses da vacina, o que corresponde a quase de 50% do público alvo. Vale lembrar que a vacina contra o HPV para meninas está disponível na rede de saúde e faz parte do calendário de vacina da criança e do adolescente.

Existem hoje mais de 200 tipos de HPV. As verrugas genitais ou condilomas acuminados são apenas uma das manifestações da infecção pelo vírus do grupo HPV e estão relacionadas com os tipos 6,11 e 42, entre outros. Os tipos que têm potencial oncogênico (que podem desenvolver o câncer) mais frequentes que os outros são o HPV tipos 16 e 18. 

“Hoje é difícil saber quem tem ou não o HPV, porque ele tem várias fases: clínica (verrugas genitais ou condilomas acuminados), subclínica (diagnosticada através dos exames papanicolaou e colposcopia) e latente (que pode levar de 1 a 10 anos para ser diagnosticado), a qual é mais difícil tratar”, afirmou o médico cirurgião Celso Fukuda, que atua no Hospital Ofir Loyola - voltado 100% ao Sistema Único de Saúde (SUS) e referência no Pará em casos de câncer invasor. 

No Brasil, além dos exames de papanicolaou e colposcopia, outra forma criada para tentar prevenir a infecção do HPV foi encontrada por meio da vacina disponível às meninas, pelo SUS, há cerca de dois anos e, como o país não atingiu 100% de cobertura nos estados, a sobra das vacinas vão se estender para os meninos. 

“A vacina é tetravalente e previne somente os tipos 6,11, 16 e 18 nas meninas e meninos. Além de evitar as verrugas genitais em ambos, nas meninas impede, principalmente, o câncer de colo de útero; e nos meninos evita os cânceres de pênis, reto intestino e orofaringe. Então, a vacina é uma estratégia formidável, eficaz e muito importante para prevenir essas doenças e diminuir os casos no futuro”, disse. 

O médico esclareceu, ainda, que a cobertura de vacinação nas meninas nos estados variou de 40% a 80%. No Pará ficou em 40%. “Precisamos avançar mais, contar com investimentos também dos municípios na saúde básica e desmistificar que a vacina causa qualquer problema sistêmico. A única dor que pode ocorrer é local devido à aplicação. Nessa faixa etária a imunidade é mais eficaz, porque os meninos e meninas produzem muitos anticorpos contra o HPV, então é fundamental fazer a vacina. O acesso à prevenção da saúde tem diminuído os casos de câncer de colo de útero em outros países e no Sul e Sudeste do Brasil, pois, mesmo sem a vacina estar disponível para todos, existe melhor acesso hoje”, enfatizou Fukuda.   

O HPV tipos 16 e 18 estão presentes em 98% dos casos de câncer de colo do útero. Os tipos 6 e 11 constam em 90% dos casos de verrugas genitais. Mas, além desses, há cerca de 13 tipos de HPV que podem causar a doença e não estão na vacina. “Então, a prevenção eficaz é, sem dúvida, a educação sexual, porque a contaminação pelo HPV é sexual, então precisa usar preservativo, ir ao ginecologista com mais frequência e outras medidas preventivas”, garantiu Celso Fukuda.

A Coordenação Estadual de Imunização foi procurada e ficou de informar hoje sobre os dados da cobertura vacinal das meninas no Pará e como se dará a vacinação dos meninos no Estado.

 

CASOS

 

No Pará, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, até o final de 2016, são esperados 830 casos de câncer de mama, 820 de câncer de colo de útero, 230 de câncer de estômago. O Inca estima, ainda, em 2016, na região Norte o câncer de colo do útero é o mais prevalente. Indicadores do Serviço de Mastologia do Hospital Ophir Loyola, apontaram 1.437 novos casos entre 2013 e 2015. Em anos anteriores, eram: 2007 (412); 2008 (422); 2009 (446); 2010 (471); 2011 (470) e 2012 (472). Esse quantitativo mede somente o número de ocorrências atendidas na Saúde Pública. 

O câncer do colo do útero atinge principalmente mulheres com faixa etária de vida entre 40 e 49 anos, mas há incidência da doença a partir dos 20. A doença apresenta quatro estágios e, se for descoberta no primeiro deles, as chances de a pessoa sobreviver chega a mais de 80% dos casos; no segundo, 60%; no terceiro, 30%; e no quarto há apenas 12% de chances de sobrevida.

Leia mais ...

Veja os locais ocupados em que o Enem foi adiado no Pará

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), atualizou nesta sexta-feira (4) a lista dos locais em que a aplicação da prova foi adiada, em função de ocupações das escolas. Candidatos inscritos nesses locais não farão a prova neste final de semana (5 e 6 de novembro). 

 

No Pará, 13 unidades de prova estão na lista de locais ocupados e terão as provas remarcadas para os dias 3 e 4 de dezembro, segundo o Inep.

 

As ocupações ocorrem em diversos estados do país. Estudantes do ensino médio, superior e educação profissional têm buscado pressionar o governo por meio do movimento. Os alunos são contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos, a chamada PEC do Teto. Eles também criticam a reforma do ensino médio, proposta pela Medida Provisória (MP) 746/2016, enviada ao Congresso.

 

 

Leia mais ...

Prefeito reúne em gabinete

O Prefeito Eslon Martins foi ao seu gabinete esta manhã para reunir com o Gerente de Projetos da Votorantim, Carlos Coffone. Sempre solícito, o prefeito discutiu assuntos sobre o desenvolvimento de toda a região. Estavam presentes também o Secretário de Meio Ambiente Weider Aguiar e Gilvan Sales, Secretário de Obras. 

Leia mais ...

Prefeito reúne em seu gabinete

Logo após ter conferido as obras em finalização da Praça 3 de Maio hoje, 21, o prefeito Eslon Martins seguiu para seu gabinete para se reunir com o presidente da AMEC – Associação dos Ministros Evangélicos de Capanema, Pastor Paulo Moraes, para tratar sobre a realização da Marcha pra Jesus, que irá acontecer no segundo sábado de agosto (9).

Leia mais ...

Capanema sedia CAPACITASUAS 2014

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Social está promovendo desde segunda-feira, 7, o Programa CAPACITASUAS, que tem o intuito de qualificar os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social. Capanema entrou nesta parceria dando a estrutura e o local onde está sendo realizado o curso para duas turmas, na Escola Raimundo Moreira.

Leia mais ...

2ª Caminhada da UFPA Capanema realizada

Na manhã do sábado, dia 5, foi realizada a 2ª Caminhada “Pra Dizer que Não Falei das Flores”, promovida pela Coordenação do Campus UFPA de Capanema com o apoio da Prefeitura Municipal de Capanema. O evento contou com o fórum de discussões, sorteio de brindes e às 7h30 houve a caminhada do Campus I (Av. Barão de Capanema) para o Campus II (km 2). “Cada árvore plantada recupera parte das condições necessárias ao equilíbrio do meio ambiente”, falou o Coordenador do Campus UFPA, Álvaro Lobo Filho. “Por isso, tomei coragem de convidar toda a comunidade capanemense a realizar um plantio nos Campus UFPA/Capanema e posteriormente extensiva a cidade”, completou. 

 

 

 

Leia mais ...

VEJA OUTROS VIDEOS: